Quarta-feira, 16 de Abril de 2014    
 
  LEITURA DINÂMICA E MEMORIZAÇÃO  
  ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO VERBAL  
  MAPA MENTAL - Dia a definir  
  COACHING  
  SEMINÁRIO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E NEUROLINGUISTICA - dia a definir  
  TREINAMENTOS EMPRESARIAIS  
  TÉCNICAS EM VENDAS COM PNL  
  Próximas Palestras Gratuitas  
  LEITURA DINÂMICA E MEMORIZAÇÃO
16/4/2014 - 19h às 21h
23/4/2014 - 19h às 21h
26/4/2014 - 12h às 14h
30/4/2014 - 19h às 22h
3/5/2014 - 9h às 12h
5/5/2014 - 9h às 12h
7/5/2014 - 19h às 22h
10/5/2014 - 9h às 12h
12/5/2014 - 9h às 12h
 
  Mais Detalhes  
LEITURA DINÂMICA E MEMORIZAÇÃO
Dificuldades na escola
Segundo recente pesquisa realizada pela UNESCO www.unesco.org.br e pela Organização para a Cooperação e o desenvolvimento econômico (OCDE), os adolescentes brasileiros, de 7a. e 8a séries do ensino fundamental e 1a. e 2a. séries do ensino médio, lêem mal, com baixíssimo nível de compreensão do texto. São considerados analfabetos funcionais, ou seja, estão nos primeiros níveis de leitura, identificam letras, palavras e frases curtas, mas não conseguem integrar essa informação para dar sentido ao que lêem.

Dentre os 41 países pesquisados, o Brasil obteve o 37º lugar, superando apenas a Albânia, Indonésia e Peru e ficando atrás de diversos países com situação econômica e social muito inferior.

Para quem tem filhos em idade escolar e não sabe por que eles estão indo mal na escola, por mais que estudem, é bom verificar se o problema não é a leitura. Se a compreensão é baixa, o estudante não conseguirá lembrar-se daquilo que não entendeu, por mais dedicado que seja. A falta de compreensão causa cansaço, irritação e por fim o desânimo por não conseguir resultados. Além disso, a pressão sofrida por parte dos pais, professores e familiares pode até fazer essa tarefa tornar-se um verdadeiro castigo.

Pode ser complicado para um pai entender como um filho, após diversos anos estudando, lendo, fazendo provas, ainda não compreende aquilo que está lendo. Afinal, ele foi "aprovado" em todas as séries anteriores, o que deve significar que já sabia ler e deve ter a competência necessária para isso. A tendência natural é culpar o filho por falta de vontade, esforço ou aplicação, além de estar jogando o dinheiro dos pais no "ralo".

Diante de situação tão caótica, você como pai deve se perguntar: "Mas, afinal, de quem é a culpa por essa situação?
Dos pais, dos professores, do governo, de nosso sistema educacional?
Os culpados devem ser muitos, mas talves seja o momento de buscarmos soluções ao invés de buscarmos culpados.

Existe histórico de países que enfrentaram desafios semelhantes a esses do Brasil e desenvolveram soluções. É o caso da Nova Zelândia, que na pesquisa foi classificada com um dos melhores índices, e que décadas atrás enfrentava sérios problemas educacionais.
A solução para esses desafios veio através de empenho, organização e uso de técnicas de aprendizagem acelerada em suas escolas; hoje, com as dificuldades superadas, representam um dos melhores sistemas educacionais do mundo.

Técnicas parecidas com as utilizadas na Nova Zelândia já são encontradas no Brasil e são ensinadas no CAA Centro de Aprendizagem Acelerada e têm alcançado resultados impressionantes, tanto para estudantes, como para qualquer pessoa que necessite aprimorar sua leitura, tanto em velocidade quanto em compreensão.

Nesses cursos os alunos são treinados com métodos dirigidos às suas dificuldades.

1) Ampliar a capacidade ocular para a leitura:
a)Com exercícios de movimentação ocular, o aluno amplia o seu campo de visão, ou seja, consegue utilizar a visão periférica para a leitura. A mesma capacidade que nos permite, ao dirigir, perceber movimentos próximos ao carro sem movimentar a cabeça.
b) Aumentar a velocidade com que se movimenta pelo texto, fazendo exercícios com o auxílio de um aparelho chamado metrônomo, também utilizado em aulas de música, que emite sinais sonoros com duração determinada.

2) Corrigir vícios de leitura, adquiridos com o hábito de leitura lenta
Exemplos: vícios de retrocesso, retorno sistemático a palavras; regressão, voltar no texto para tentar aumentar a compreensão; vocalização, repetição das palavras com voz ou movimento labial; subvocalização, repetição mental palavra por palavra do texto.

3) Aprender como compreender o texto e reconhecer as idéias principais, palavras-chave e as unidades de significação.

4) Utilizar a informação estudada para a comunicação, tanto em conhecimentos gerais, como em exames, provas e concursos.


Por João Bastos
Diretor Pedagógico do CAA – Centro de Aprendizagem Acelerada, Prof. de Leitura Dinâmica, Memorização e Mapas Mentais.

Comentários sobre o artigo
Pamela Vidal - enviar e-mail
eu sinto essas dificuldades... alguns pensam q é falta de atenção ou... mas qria saber como posso melhorar! ALGUEM PODE ME AJUDAR?? to em ano de vestibular e preciso mas q nunca estudar! MAS CONCONSIGO! por favor qm puder me ajude!
Denis - enviar e-mail
Teste chegou????????????????????????????????????
flavia - enviar e-mail
estudo para concursos e estou com uma dificuldade tremenda de memorizar o que eu estudo e diversas vezes não consigo me concentrar fico pensando em mil coisa não consigo resolver outras coisas e aop mesmo tempo estudar estou me sentindo uma burra o que eu posso fazer??????????????
Ferreira - enviar e-mail
Sou vendedor,tudo quanto falo em reuniões com clientes e até mesmo numeros ,como precos,nº telefones ,detalhesde vendas eu me recordo quase que para sempre;porém é dificil lembrar do nome do cliente.No culto da igreja,sou evangelico,entendo a leitura biblica,os seus valores e até meditar,porem passadas algumas horas,é dificil lembrar o que foi ditoe no dia seguinte é impossível.Deixei de tocar violão pois não consigo memorizar as posiçoes na musica, porém sei todas as cifras(posições) musicais e sua localização no instrumento. não consigo decorar uma canção hoje e toca-la depois em outro dia ,ela some!e é assim com muitas outras coisas, o que faço?
dolores - enviar e-mail
Tenho este problema com meu filho de 12 anos,como posso ter acesso a este curso,moro em Diamantina MG.
Suely Esteves - enviar e-mail
Olá, Trabalho na Sec de Educ,na área de tecnologia educacional. Sou prof. de Ed. Física e especialista em Psicopedagogia Institucional. Gostaria de me preprarar para fazer mestrado,já tenho minha pesquisa quase pronta. trabalhei com um projeto de xadrez,onde participaram 150 crianças na faixa etária de 6 a 10 anos.Este projeto foi trabalhado durante 3 anos.Foi um sucesso.Gostaria de saber porque tenho muita dificuldades em interpretar textos e reescrevê-lo logo após a leitura do mesmo. Não consigo passar a idéia para o papel.Sinto até meio chateada com isso,gosto deler somente o que é interessante para eu trabalhar com meus projetos.Quando faço curso,não gosto de falar em público,ler e escrever. O quê devo fazer para superar a dificuldade que encontro na área da linguística.Um abraço.
cleidivania - enviar e-mail
gosto muito de estudar mais tenho grandes dificuldades para interpretar o que estudo não consigo memorizar q nada do q estudo o que devo fazer ? por favor me ajudem preciso muito passar no concurso q vou fazer obrigado.
israel nirvana - enviar e-mail
nao consigo estudar diteito, quando vou estudar da un sono incontrolavel, trabalho a semana inteira, sou vendedor passo o dia inteiro andando de moto ate minha memoria ta fraca esqueço faciu das coisas e estou perdendo as q aprendi oq e isso?
aloysio - enviar e-mail
O pior é que eu sei o quanto meu potencial é grande. O pior é eu saber o que deve ser feito. O pior é errar, errar e depois errar de novo. Eu nao consigo estudar minhas materias da faculdade...Ai eu vou mau nas provas,reprovo nas materias e mesmo assim nao sei me concertar. Maus hábitos eu tenho, preciso saber de tecnicas pra melhorar meu desenvolvimento e eu parar de ser reprovado. Pra quem for ler esse comentario,pois eu nem sei pra quem estu escrevendo (estou quase desesperada por ajuda tecnica), obrigado
Elisangela - enviar e-mail
Boa noite. Gostaria de entender o que acontece. Sempre fui muito esforçada, não inteligente, agora estou na faculdade, trabalho a semana inteira e só estudo aos finais de semana, portanto entendo tudo o que é ensinado na sala de aula, chega no final de semana, se for para reenlembrar se antes olhar no caderno não me lembro de mais nada. O que posso fazer?
suzi castro - enviar e-mail
tenho minha dificuldade de passar no concurso publico ,gostaria de saber como estudar interpletacao????obridado!!!!!abracos
laura
professores de todo Brasil vive angustiado sem querer ser um professor urubu.POREM não há capacitações para ajudar alunos com tais deficiências.
mirele - enviar e-mail
ñ serio msm , to precisando muito concentrar nos estudos , mas tenho que confessar que quando pego em um livro a preguisa agarra e quando to com disposição ñ consigo entender nada , o problema e que quero presta vest agora em julho e tenho que passar pq a familia ta com muita presão e tb pq e um sonho mas ñ to conseguindo estudar msm..........se puder ajudar agradesso............t+
cida - enviar e-mail
não consigo me concentrar quando leio, até mesmo quando o assunto me interessa
ELISABETE - enviar e-mail
Em busca de auxilio, estou efrentando dificuldade em memorizar, faço curso de Direito e como exige muita leitura, leio e não compreendo,não consigo colocar no papel o pouco que comprendi, não consigo memorizar as explicações dos professores, gostaria de mais detalhes.
camilo - enviar e-mail
gostaria de fazer o curso de memórização via internet
Ana Lucia - enviar e-mail
estou começando o curso de direito agora e gostaria de saber técnicas rápidas para leitura
Junior - enviar e-mail
talvez essas pessoas tem disturbio como, O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e naum sabe, como eu tive so descubri ao terminar o ensino medio. pois eu achava que eu era burro!!
sirlaine - enviar e-mail
eu tenho dificudade de ler e entender e guarda as coisas e de consentraçao tambem
sirlaine
eu tenho dificudade de ler e entender e guarda as coisas e de consentraçao tambem
sirlaine
eu tenho dificudade de ler e entender e guarda as coisas e de consentraçao tambem
Mari Souza - enviar e-mail
Acho q muitas vezes a dificuldade de concentração é causada pela falta de interesse pela leitura,no meu caso por exemplo, tenho notado q tenho até uma certa facildade para assimilar o que é de meu interesse,mas aquilo que julgo desnecessário ou de leitura cansativa,por ser um tema muito abstrato,parece ser impossível de memorizar,mesmo depois de várias lidas,ainda assim os detalhes escapam
Gabriela - enviar e-mail
Tenho dificuldade em me concentrar meus familiares jah até me zoa dizem que estoufikandoi velha pois não ouça o que eles falam as vezes eles tem que repitir 10 vezes, tbm tenho dificuldade de decorar o que leio estudo uma materia e depois de algum tempo caiu numa provra que fiz e eu não soube responder, as vezes leio as coisas e na hora de falar para alguem esqueço e tenho de ler de novo, algumas coisas decoro com facilidade outras não.eu aprendo e depois esqueço tudo estou desanimando de estudar e ainda minha familia diz que não tenho força de vontade, mais sei que não pois antigamente era otima aluna aprendia rapido as coisas e gosto de estudar. Me distraio muito facil, sou até tajada de burra pois as vezes quando contam alguma piada ou atra coisa só entendo depois de um tempo. Por favor me ajude !!!! Tou achando que vou começar a trabalhar e esquecer meu sonho de ser biologa.
Cristiano Galvão - enviar e-mail
Corrigindo: meu e-mail é cristiano@galvao.pro.br - Abraços
Cristiano Galvão - enviar e-mail
Pessoal, desenvolvi um plugin gratuito para Word cujo objetivo é treinar a eliminação da subvocalização. O arquivo fica disponível em http://www.galvao.pro.br/leituradinamica.php No arquivo de download vocês encontram mais informações. Um abraço a todos... Cristiano Galvão
karilaine larissa da silva - enviar e-mail
eu tento aumentar a minha capacidade de leitura mas eu nao consigo assimilar.....
karilaine larissa da silva - enviar e-mail
eu tento aumentar a minha capacidade de leitura mas eu nao consigo assimilar.....
karilaine larissa da silva - enviar e-mail
eu tento aumentar a minha capacidade de leitura mas eu nao consigo assimilar.....
RUBIA - enviar e-mail
tenho um filho hiperativo,ja nao sei mais como agir com ele.Quero aprender como lidar com essa doença?
jackie - enviar e-mail
LEITURA E MEMÓRIA
R. F. G. - enviar e-mail
tenho muita dificuldade para aprender,nao consigo gravar nada que leio. estou no 1º periodo de psicologia e tenho dificudade de aprender,nao consigo gravar nada que leio. sempre foi dedicada aos estudo, mas ja estou ficando desanimada por nao ter resultado. preciso de ajuda.
jacqueline - enviar e-mail
Bem oportuno o artigo, tenho muita dificuldade de concentração, tenho 42 anos faço marketing, o que exige a leitura constante de livros e artigos relacionados e muitas vezes nao consigo passar para o papel aquilo que julgo ter entendido. Existe alg possibilidade de fazer algo a respeito virtualmente? agradeço desde já o contato.
ROSANA MarQUES LEAL SILVA
TENHO ME IDENTIFICADO BASTANTE COM O DISTÚBIO DO DDA,MAS POSSO AFIRMAR QUE TENHO SUPERADO MUITOS OBSTÁCULOS NA MINHA VIDA COM FÉ EM DEUS E PERSEVERANÇA.SEPRE TENHO ME SURPREENDIDO COM MHINHAS CONQUISTAS ,GRAÇAS A JESUS CRISTO QUE EM AUXÍLIO A MINHA FRAQUEZA.SOU CATÓLICA PRATICANTE Da renovação carismática e o conselho que dou a voces é que busquem a Deus ;pois ele é o Deus do impóssivel.Não temas Deus te ama .
ROSANA MarQUES LEAL SILVA
TENHO ME IDENTIFICADO BASTANTE COM O DISTÚBIO DO DDA,MAS POSSO AFIRMAR QUE TENHO SUPERADO MUITOS OBSTÁCULOS NA MINHA VIDA COM FÉ EM DEUS E PERSEVERANÇA.SEPRE TENHO ME SURPREENDIDO COM MHINHAS CONQUISTAS ,GRAÇAS A JESUS CRISTO QUE EM AUXÍLIO A MINHA FRAQUEZA.SOU CATÓLICA PRATICANTE Da renovação carismática e o conselho que dou a voces é que busquem a Deus ;pois ele é o Deus do impóssivel.Não temas Deus te ama .
ADEMIR NEGRI - enviar e-mail
tenho este problema.tambem ja estou notando que meu filho de 9 anos tem este problema tambem o que devo fazer ?
Geovanice da Silva Meilo - enviar e-mail
Enfrento os males de falta de concentração, comprenção, memorização e integração do que estudo, ou seja, não consigo chegar ao resultado do estudo: o aprendizado. Como posso resolver este problema?
OSARINA MARQUES - enviar e-mail
tenho muita dificuldade para aprender,nao consigo grava nada que leiu. todo periodo reprovo estou na faculdade a 6 anos. e sempre foi dedicada aos estudo, mas ja estou ficando desanimada por nao ter resultado. preciso de ajuda.
Letícia Barros - enviar e-mail
A minha dificuldade é de concentra nas aulas. posso ler um texto 10 vezes e não gravo na memória
Elton de Aquino Silva - enviar e-mail
Tenho dificuldade de concetração e aredizagem, e começo a ler ja fico com sono, mesmo sem eta sentindo nada antes,Tenho tentado ler aumentar minha capacidade de Leitura e interpletaação mas não tenho conseguido
pedro emilio simoes rocha - enviar e-mail
tenho tentado ler mas leio uma pagina e não consigo continuar, não tenho consentração, fico ancioso para ver o que tem no final do testo e leio algumas linhas eparo. o que fazer?
laura lozano - enviar e-mail
tenho dificuldades de concentração, as vezes acabo de ler um texto e não me lembro o que li, minha memória tambem é péssima, o que devo fazer?
Meire - enviar e-mail
Tenho muita dificuldade para me concentrar e memorizar, me disperso com facilidade. Como devo começar???Obrigada!
Estou fazendo minha monográfia:" Interpretação textual" - enviar e-mail
Porque alguns alunos de 5ª tem tantas dificuldades na interpretação de texto, e outro não? Podem me ajudar?
washington luis da silva torres - enviar e-mail
TENHO DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO E APRENDIZADO,LEIO AS COISAS E COM POUCO tempo não sei mais nada do que li
Flávia - enviar e-mail
Quero saber se esse curso pode ser por internet, pois tenho dificuldade de horario, mesmo sendo pago, como posso fazer, preciso de ajuda.
Cida Souza - enviar e-mail
Ah! O problema é Legal no sentido de bom tema para discussão... só corrigindo!
Cida Souza - enviar e-mail
Este problema é muito legal! Me interessei muito. Gostaria de saber se há, em Natal, uma Instituição que possa me auxiliar com este problema, pois sou professra e sinto que algumas alunos meus precisam.Obrigada! Ah! É urgente!!!!!!
Thiago - enviar e-mail
tenho dificuldades para compreender o texto, eu leio e pareceço que esqueço cada palavra após a outrs e minha leitura é muito devagar, tenho muito erros de leitura e em baixa velocidade de leitura, e ma concentração, o que deve fazer?
pedro
puta que pariu, sou ruim na faculdade, nao decoro as coisas
Eliana Cantuaria de Assis - enviar e-mail
Gostaria de saber se existe em Santos algum projeto dessa natureza, tendo em vista problemas com minha filha.
Davidson - enviar e-mail
Gostaria de saber com evitar a subvocalização? grato!
Daniel da Costa de Almeida - enviar e-mail
Eu tenho o mesmo problema descrito acima por essas demais pessoas, se eu conseguir guardar 40% do que eu estudo é pouco, pelo pra min, o que devo fazer????
orlando gomes da silva - enviar e-mail
Eu apos ler os comentários de alguns, me vi na mesma situação, pois atravesso as mesmas dificuldades, vcs podem me orientar?
José renan lima do nascimento - enviar e-mail
eu preciso de ajuda,não sei o que fazer,tive muitos professores que me elogiaram por conta da minha inteligencia,passei em um texte onde só 2% da população do mundo consegue passar. mais eu não consigo estudar e sofro por conta disso.O ano passado quase reprovei,e esse ano estou com o mesmo problema.eu gosto de ler mais não consigo entender direito o que li.Sou humilhado por meus colegas de classe,dizem que não sou inteligente mais eu sei que sou,já entrei em depresão por causa disso.Outro lado que me faz ficar triste é que todos da minha família conseguem o que querem só eu que não consigo.O que faço?
Milton Farias - enviar e-mail
Sou de Dislexico com uma doença neurologica (AVC)
Luciano da Silva Araújo - enviar e-mail
Gostaria de saber os preços dos cursos.
ERICK ZUBIA SANTOS - enviar e-mail
já desistir de duas faculdade, pois não consigo estudar e desenvolver de forma correta.
josi - enviar e-mail
Tenho dificuldade de interpretar o que leio, mas tenho passado sérios problemas (depressão comprovada).Estou desesperada, pois perdi totalmente minha concentração e automaticamente a memória. e me encontro com depressao de stress. estou tomando calmante de taxa preta .Sinto -me frustrada e com medo de tudo nao tenho coragem de enfrentar a vida . O que fazer diante desse lastimável quadro" Me ajude por favor . Vou aguardar ansiosa por uma resposta que não consigo encontrá-la.
valentina
pessoal,assim como alguns depoimentos que li tenho dificuldades de leitura ,concentração e de colocar as idéias no papel.Até que um dia li um artido sobre a dislexia(dificuldade de leitura e escrita)e resolvi fazer um diagnostico na ABD (associação brasileira de dislexia) o que comprovou que tenho esse disturbio de aprendizagem.Acho interessante o pessoal que desconhece sobre a dislexia entrar no site dessa asssociação/www.dislexia.org.br sintomas de alertas em adultos dificuldade na leitura e escrita Memória imediata prejudicada; Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia); Dificuldade com direita e esquerda; Dificuldade em organização; Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como conseqüência; depressão, ansiedade, baixa auto estima e algumas vezes o ingresso para as drogas e o álcool.
Carol - enviar e-mail
Gostaria de saber como aprender a ler mais depressa ,sem ter que gastar,pois tenho dificuldades finaceiras.
Patricia Barcelos Xavier - enviar e-mail
Tenho em comum com algumas das pessoas acima, a dificuldade na leitura e assimilação, preciso de uma solução.
Ezeni Regina Dias - enviar e-mail
Tenho dificuldade bastante tambem no interpretar um texto.Como posso superar essa dificuldade.
Márcio D. Barbosa - enviar e-mail
Leio muito, trabalho no protocolo da Prefeitura, porém não consigo superar a fase de ler "mentalmente" palavra por palavra, gostaria de melhorar isso, podem me ajudar?
Anne - enviar e-mail
Tenho dificuldade de concentração e compreenção de texto. Dificuldade em fazer as tarefas da faculdade. me sinto humilhada por nao aprender.
Ivanilda - enviar e-mail
Tenho dificuldade de aprendizagem em sala de aula, leitura e concentração aos quais acredito dificultem minha compreensão e assimilação não conseguindo transpor as idéias para o papel. Que postura assumir diante da situação? por favor me mande um socorro meu email é ifreitas@tre-rn.gov.br
Rogerio fantagussi Campos - enviar e-mail
TODAS ESSAS DÚDIVAS ME ENCOMODAM ME AJUDEM não consigo me concentrar e tenho dificudade de interpretar,o que devo fazer ? Qdo começo ler algo interessante fico ansiosa e não consigo mais assimilar nem compreender o q leio. O q faço? Tenho dificuldade de aprendizagem em sala de aula, leitura e concentração aos quais acredito dificultem minha compreensão e assimilação não conseguindo transpor as idéias para o papel. Que postura assumir diante da situação? Não sou estudiosa, e tiro sempre notas baixas, vejo pessoas que estudam pra caramba e também tiram notas baixas, até mais do que eu, adoro pesquisar ler artigos, mas na hora de responder uma questão da prova sempre respondo diferente. O que preciso fazer ? Tenho dificuldades em estudar e mentalizar as materias na faculdade. O que devo fazer? eu não consigo me consentrar!meu nível de concentração é muito baixo e qualquer coisa tira minha atenção.E o pior de tudo,eu não consigo pensar uma coisa de cada vez,penso em mil coisas al mesmo tempo.Por favor o que faço??????????
Leandro - enviar e-mail
não consigo me concentrar e tenho dificudade de interpretar,o que devo fazer ?
Leandro - enviar e-mail
não consigo me concentrar e tenho dificudade de interpretar,o que devo fazer
Barbara - enviar e-mail
Qdo começo ler algo interessante fico ansiosa e não consigo mais assimilar nem compreender o q leio. O q faço?
Andrea - enviar e-mail
Tenho dificuldade de aprendizagem em sala de aula, leitura e concentração aos quais acredito dificultem minha compreensão e assimilação não conseguindo transpor as idéias para o papel. Que postura assumir diante da situação?
Ercilene Bezerra - enviar e-mail
Não sou estudiosa, e tiro sempre notas baixas, vejo pessoas que estudam pra caramba e também tiram notas baixas, até mais do que eu, adoro pesquisar ler artigos, mas na hora de responder uma questão da prova sempre respondo diferente. O que preciso fazer ?
Tania - enviar e-mail
Tenho dificuldades em estudar e mentalizar as materias na faculdade. O que devo fazer?
marcio - enviar e-mail
eu não consigo me consentrar!meu nível de concentração é muito baixo e qualquer coisa tira minha atenção.E o pior de tudo,eu não consigo pensar uma coisa de cada vez,penso em mil coisas al mesmo tempo.Por favor o que faço??????????
AMILTON G HIGA - enviar e-mail
Tenho em comum com algumas das pessoas acima, a dificuldade na leitura e assimilação, preciso de uma solução.
sheila - enviar e-mail
Tenho facilidade de interpretar o que leio, mas tenho passado sérios problemas (depressão comprovada).Estou desesperada, pois perdi totalmente minha concentração e automaticamente a memória.Faço fac. de Direito estou no 7º período e me encontro afastada por ordem médica. Sinto -me frustrada e com medo de perder o período, sou considerada uma das melhores alunas da sala. O que fazer diante desse lastimável quadro" Me ajude por favor . Vou aguardar ansiosa por uma resposta que não consigo encontrá-la.
anonimo - enviar e-mail
leio razoavelmente bem para mim mesmo mas me atrapalho para ler em publico! o que devo fazer
Guilherme da silva - enviar e-mail
tambem tenho esse problema,principalmente para ler entre colegas(nervosismo),o que devo fazer para ler mais rapido?
suzana oliveira - enviar e-mail
meu filho é hiperativo com deficit de atenção.Resultado: sempre está mal na escola. Este curso pode ajudá-lo? Ele esta no 1º ano do ensino médio e, sinto que cada vez mais se desinteressa pelos estudos.
Arilma Cidade Santos - enviar e-mail
tenho este problema, minha filha também, o que devo fazer???
Carla Rodrigues - enviar e-mail
tenho o problema apresentado acima e preciso melhorar o que devo fazer?
MARCELO ALVES DA SILVA - enviar e-mail
LEIO DENTRO DE UM NÍVEL QUE CONSIDERO RAZOAVEL, MAS SEI QUE PRECISO MELHORAR NA VELOCIDADE, ASSIMILACAO E COMPRENCAO-INTERPRETACAO.POR ONDE DEVO COMECAR ?????
Driely Franco - enviar e-mail
Vivo este problema com minha filha que tem 12 anos. Moro no interior de Minas Gerais, onde não temos acesso a estes tipos de cursos. Qual seria a solução?
Raimundo Rebouças - enviar e-mail
Tenho tentado ler aumentar minha capacidade de Leitura e interpletaação mas não tenho conseguido
carla nunes de souza - enviar e-mail
este tema e muito interresante para se aprender, pos tenho este problema, e tambem ja estou notando que a minha filha tem este problema tambem o que devo fazer???


< Outros Artigos da Área

  Cursos  
  Artigos  
  Matérias  
  Loja Virtual  
  Depoimentos  
Clique aqui para receber nossos informativos
 
Copyright 2007 - Centro de Aprendizagem Acelerada - Desenvolvido por Rogério The Future